Resultado das chuvas intensas na região do Vale do Itajaí, Santa Catarina, a barra do Rio Itajaí-Açu está fechada. A medida preventiva tomada pelas autoridades marítimas já gera diversas complicações para o complexo logístico da área.
Comunicado pela Capitania dos Portos em Itajaí, devido às condições climáticas, o canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí/Navegantes está oficialmente IMPRATICÁVEL. Não há previsão de mudanças para os próximos dias, já que a meteorologia indica que o volume significativo de chuva deve perdurar por mais semanas.
Essa decisão afeta o transporte de cargas, assim como as operações portuárias e de navegação. A tendência é que os navios que planejavam escalar na região consigam omiti-las ou busquem alternativas de desvio. É natural que haja ajustes nas rotas de transporte marítimo, assim como na redistribuição de cargas para outros portos.
Itajaí em alerta
A Defesa Civíl notificou o alerta máximo para inundações graduais hoje, dia 13 de outubro. Riscos de alagamentos, deslizamentos e inundações graduais ainda preocupa e a BARRA DO PORTO PERMANECE FECHADA.
O nível dos rios Itajaí-Mirim e Itajaí-Açu, assim como do Ribeirão da Murta, voltou a subir. O acumulado de chuva na cidade foi superior a 78 milímetros, conforme o boletim da Defesa Civil local, isso equivale a 78 litros de água por metro quadrado, segundo matéria da NSC LOCAL.
Você pode acompanhar a previsão do tempo para Itajaí através do Google, clicando aqui e instições diretamente no site da defesa civil, clicando aqui.
Fique atualizado sobre as fortes chuvas no Vale do Itajaí com a FORVM
Cabe às autoridades marítimas e órgãos competentes monitorarem as condições climáticas e o nível dos rios. Cientes do impacto na região, responsáveis já estão comprometidos em minimizá-los, e assim como nós, anseiam uma retomada segura das operações assim que houver uma melhora nas fortes chuvas no Vale do Itajaí.
Continue acompanhando as notícias do site da FORVM.
Comments