top of page
Buscar

Incoterms: entenda o que são e para que servem



Um dos aspectos mais críticos, embora muitas vezes esquecidos, do comércio internacional é o uso de Incoterms. Mas o que são Incoterms e por que são tão essenciais no comércio global? Esta postagem do blog tem como objetivo responder a essas questões críticas e oferecer insights sobre o papel que os Incoterms desempenham.


Compreendendo os Incoterms


Incoterms, ou Termos Comerciais Internacionais, são um conjunto de termos comerciais predefinidos publicados pela Câmara de Comércio Internacional (ICC). Eles são amplamente utilizados em transações comerciais internacionais e processos de aquisição. O principal objetivo dos Incoterms é fornecer um conjunto comum de regras para esclarecer as tarefas, custos e riscos relacionados com o transporte e entrega de mercadorias, conectando e facilitando a comunicação entre vendedor e comprador.


Os Incoterms são divididos por aqueles que contemplam transportes multimodais e marítimos e geralmente há uma divisão acerca do tipo de termo. Eles iniciam com as letras C, D, E e F, que dizem respeito a:


  • C (carriage e cost): é o estado em que o transporte foi quitado pelo exportador ou que diz sobre os custos da operação;

  • D (delivery): se dá quando o exportador assume os riscos de uma operação até que os produtos sejam entregues;

  • E (ex): fala sobre as obrigações do importador;

  • F (free): quer dizer que o exportador não é o responsável pelo frete e seguro internacional.


O papel dos Incoterms no comércio internacional


No comércio internacional, os Incoterms desempenham um papel fundamental ao fornecer uma interpretação padronizada das práticas contratuais de vendas comuns. Isto reduz mal-entendidos entre os comerciantes, minimiza disputas comerciais e melhora a fluidez das transações. Os Incoterms determinam quem providenciará o transporte, quem é responsável pelos riscos nas diversas etapas da viagem da mercadoria e quem deve cuidar dos documentos alfandegários, taxas e impostos.


Benefícios do uso de Incoterms


Com os Incoterms, existe uma compreensão clara das responsabilidades, o que resulta em menos disputas e mal-entendidos. A utilização de Incoterms também simplifica as negociações, pois as partes não precisam debater os termos e condições de cada contrato. Além disso, contribuem para a facilidade de utilização em diferentes idiomas e sistemas jurídicos, garantindo um processo comercial global mais tranquilo.


Principais conclusões


Os Incoterms desempenham um papel essencial no comércio internacional, fornecendo um conjunto padronizado de regras que todas as partes podem compreender, reduzindo o potencial de disputas e mal-entendidos. Oferecem uma abordagem prática e clara ao mundo muitas vezes complexo e confuso do comércio internacional.



Quer ficar atualizado sobre as últimas notícias e insights sobre comércio internacional e Incoterms? Inscreva-se na nossa Newsletter!


 


Sobre a redatora: Lucilene Queiroz é formada em Comércio Exterior pela Univille desde 2019, atual Analista de Comércio Exterior Pleno da FORVM, possuí vasto conhecimento e experiência em COMEX, capacitada a realizar todas as etapas de processos de importação e exportação. Quando não está a trabalho, Lucilene gosta de cuidar da saúde do corpo e da mente, por meio de esportes como o beach tennis, vôlei de areia, músicas e podcasts.

424 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page